volta às aulas

Trânsito no entorno da Saturnino de Brito terá bloqueios a partir de segunda-feira

Foto: Charles Guerra (Diário)

Quando chega a semana de volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma das preocupações da prefeitura e da Brigada Militar é a manutenção da ordem ao redor da Praça Saturnino de Brito, popularmente chamada de Praça do Brahma. Os estudantes costumam se concentrar nas localidades próximas, e o movimento na região aumenta em função da junção de jovens no local. 

UFSM retoma aulas e ônibus voltam ao normal nesta segunda

Para evitar contratempos e intensificar a segurança no local, prefeitura e Brigada Militar organizam uma série de medidas que começam, na prática, nesta segunda-feira e vão até sexta. O trânsito terá bloqueios, a infraestrutura será adaptada e a Brigada Militar deve reforçar a segurança no local. O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, estima que a movimentação seja menor do que é registrado no começo do ano letivo, em março: 

- Estamos com a Operação Calourada Segura, com a Guarda Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável pela limpeza no local, Secretaria de Saúde e outros órgãos municipais mobilizados. Melhoramos a iluminação na praça, fecharemos algumas vias e realizaremos o controle sobre a hora de fechamento dos bares para garantir o sossego público. Vamos unir todos os órgãos envolvidos para garantir o respeito aos moradores e comerciantes daquela região - explicou.

TRÂNSITO 
A partir das 19h30min desta segunda-feira, o trânsito de veículos será bloqueado em três cruzamentos diferentes: na esquinas das ruas Serafim Valandro e Doutor Bozano, das ruas Venâncio Aires e Duque de Caxias e da Duque de Caxias com a Coronel Niederaurer. Os bloqueios se repetem, sempre a partir das 19h30min, até a sexta-feira. A interrupção no tráfego é mantida enquanto houver movimentação no local. 

INFRAESTRUTRA 
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, uma tenda de informações será instalada no local durante a semana. O local contará com a presença de uma ambulância, instalação de contêineres, reforço na iluminação pública e limpeza da praça após o término das junções. O Executivo promete, ainda, a presença da Guarda Municipal e fiscalização dos bares que ficam nas proximidades para que comercializem bebidas até as 22h.  

POLICIAMENTO 
Policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) estarão no local, conforme explicou o comandante, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues:

- Nós vamos adotar critérios de uma segurança específica no local. Vamos atentar quanto à integridade física dos calouros, a questão da permanência de bares e distrubuidora de bebidas dentro das normas estabelecidas pela prefeitura. Elencamos como um evento especial, com uma atenção diferenciada, exatamente para a proteção dos universitários. Cobraremos horários de funcionamento dos estabelecimentos a fim de garantir tranquilidade também aos moradores próximos.

RECEPÇÃO NA UFSM 
Segundo a assessoria do Gabinete do Reitor, Paulo Afonso Burmann, as ações de volta às aulas estão sendo organizadas nas Unidades de Ensino, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Calourada do segundo semestre se estende até a próxima sexta-feira, com atividades culturais e apresentações musicais junto aos Restaurantes Universitários, rodas de conversa e plantão de informações.  Clique aqui para conferir a programação. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Engavetamento com três carros deixa uma pessoa ferida na BR-287 Anterior

Engavetamento com três carros deixa uma pessoa ferida na BR-287

Inscrições para curso que prepara jovens para o primeiro emprego estão abertas Próximo

Inscrições para curso que prepara jovens para o primeiro emprego estão abertas

Geral